AS NOVAS FERRAMENTAS DA EDUCAÇÃO ENVOLVEM PARÂMETROS QUE SÃO AMPLAMENTE DISCUTÍVEIS QUANTO AO SEUS OBJETIVOS RÁPIDOS DE ACELERAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES EM QUALQUER FASE DA APRENDIZAGEM. NA PRIMEIRA FASE, AS CRIANÇAS SOFREM INFLUÊNCIA DIRETA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E DOS PRODUTOS DE REFERÊNCIA, COM MENOS DE DOIS ANOS JÁ FALAM E MEXEM NOS CELULARES DE ULTIMA GERAÇÃO E PROVOCAM POR CONSEQUÊNCIA DESIQUILÍBRIO NO DESENVOLVIMENTOS MOTOR DO SEU CORPO. A MENTE FICA ESPERTA E O CORPO NÃO.
NA FASE ADOLESCENTE, OS PRODUTOS ENTRAM NOS CORPOS E MENTES E CAUSAM DANOS IRREPARÁVEIS NO CONTEXTO DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS A SEREM DESENVOLVIDAS. CRIAMOS OS "NERDS", QUE AO ATINGIREM A IDADE ADULTA NAO CHEGAM A LUGAR NENHUM. MORAM COM OS PAIS ATÉ O FIM DA VIDA. TECNOLOGIA PRA QUE? AS DIVERSAS INTELIGÊNCIAS DEVEM SER DESENVOLVIDAS NAS FASES NATURAIS DA VIDA HUMANA. QUANTIDADE E QUALIDADE DEVEM CAMINHAR PARALELAMENTE EM UM CONTEXTO EDUCACIONAL.
Gardner diz no início de seu livro (1994, p. 7):
"(. . .) existem evidências persuasivas para a existência de diversas
competências intelectuais humana relativamente autônomas abreviadas
daqui em diante como 'inteligências humanas'. Estas são as 'estruturas da
mente' do meu título. A exata natureza e extensão de cada 'estrutura'
individual não é até o momento satisfatoriamente determinada, nem o
número preciso de inteligências foi estabelecido. Parece-me, porém, estar
cada vez mais difícil negar a convicção de que há pelo menos algumas
inteligências, que estas são relativamente independentes umas das outras e
que podem ser modeladas e combinadas numa multiplicidade de maneiras
adaptativas por indivíduos e culturas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário