sexta-feira, 4 de março de 2011

ZAIRE DA CODAJÁS

A rua codajás, bairro da cachoeirinha, do canto da av. castelo branco até o igarapé do Odócio ( era um cara gente boa que morava bem pertinho do igarapé e era o dono das cacimbas, onde a gente tomava banho depois da pelada, fronteira da da codajás com a nhamundá, até hoje ninguem sabe o porque da mesmo segmento ter dois nomes de rua),  era fatmosa por ter uma rapaziada que  boa de bola. Os adultos da época, Nego, Chico meu irmão, Gerson meu irmão,Antonio Targino, Raimundinho Telles, Orlando Demétrio, Zeca Chimé, Bibiço, e outros como Moacir Curuçá, Miracy, Firmino, Neguinho, Antoneles filho seu Cabral ( que quase me deu uma terçadada por causa de um papagaio), mesma idade, logo abaixo vinha os mais novos: Massulo, Fernando(eu), Bebel, Zeca Magri, Miguel, Bastião e mais outros que formavam os dois times de pelada todos os dias no quintal do "seo"Manel( meu pai).
Esse contexto formou um time da rua codajás chamado River, que jogava no interior do Amazonas, os famosos recreios de final de semana, era Careiro, Curari, Manacapuru, juntamente com outro time da parte de baixo da rua, o Campinas Esporte Clube, coordenado por Leão da Amazônia ( lutador de Vale-Tudo), pai do Nilson Leão que jogou por vários clubes de Manaus. Bem nesse caminho surgiu um time pra rapaziada brincar aos finais de semana em campeonatos de bairros. O Ameba Futebol Clube, que chegou a participar do Peladão, sem conseguir nenhum título ou classificação nas primeiras posições. Finalmente, a rapaziada da "Codá", reesolveu fundar um clube mais sério com jogadores que conquistassem títulos, estava fundado o Zaire Atlético Clube. Foram selecionados os melhores atletas do Ameba pra formar o famoso time rei da caxuxa.
Primeiro campeonato do Japiim, campo do Real Madri, o Zaire Campeão, depois campeão várias vezes.Veio o Peladão, o Zaire com Fernandinho Paraense em grande forma, e a garotada chegou no perde-sai do Peladão para enfrentar o Movido a Alcool no campo da CIACOM ( ali perto da Ponta Negra). Fez 3 x 0 no primeiro tempo. No segundo a torcida baixou a porrada ( o goleiro do Zaire Washington/Ostinho saiu direto pro hospital). O Jair Teófilo quando driblava na ponta tomava uma porrada da torcida, enm a própria PE deu jeito e o time fez 04 gols em 15 minutos.
Nesse primeiro campeonato no Peladão, eu estava jogando na Tuan Luso de Manaus ( do Edilson). No sábado seguinte, Tune x Movido a alcool no Vivaldão, goledada da Tuna 4x 1 e show de bola, mas isso é outra história.

O timaço do Zaire ficou famoso no Peladão e nos campeonatos dos Bairros. Tri campeão no Lírio do Valle, campeão do Peladão, campeão da Copa Traynning, onde todos os clubes faziam seleções, a final no Vivaldão (saudoso), 3 x 1 Zaire, e o time do Aritana tinha berg, Hitotuzi,Otto e outras feras, o Zaire com Jaime/Emanuel, arrepiado, Manel Maravilha, Rômulo e Paulinho, Zé Ivaldo, Mauro, Fernando e Sansão/Beto/Sirineu, Jair, Zé carlos/Wilson carrasco e Júnior Perturbado ( Gerson/treinado). S~ao tantas historias de craques que passaram pelo ZAC, dar escrever um livro pra cada personagem que estiveram dentro e fora de campo.A famosa Codajas, tem um numero famoso, 88.

Nenhum comentário:

Postar um comentário